Adriane Silva
Publicitária, letrada, empresária, blogueira, atriz, modelo e dançarina! Viciada em noites de videogame com um bom vinho, gosto de aproveitar a tecnologia em todas as horas do dia, no trabalho e no lazer.

Uso do BIM será obrigatório em obras públicas brasileiras em 2021

A utilização do BIM (Building Information Modeling) será obrigatória em todos os órgãos governamentais na execução de projetos e construções brasileiras. O BIM é um modelo virtual de projetos para a construção civil, usado por arquitetos e engenheiros no mundo todo. Esse decreto foi assinado em 2018 e terá sua aplicação iniciada aqui no país em 2021.

O objetivo maior do Estado em adequar esse modelo e disseminar essa plataforma no nosso país é: regularizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade, diminuir possíveis erros, maior transparência nas obras públicas e implantar um padrão que está sendo usado em outros governos no exterior.

Mas e como funciona o BIM?

Em português o BIM significa ‘Modelagem da Informação da Construção’, que basicamente inclui um conjunto de informações digitais de uma obra em todo o seu ciclo de vida. A partir deste modelo virtual e que dispõe do mais alto nível de tecnologia em software, todos os departamentos de uma construção estarão totalmente integrados e “falando a mesma língua”. É aquela famosa prancheta de canto de obra, que todos os profissionais envolvidos devem ter acesso, mas agora será de maneira digital.

O decreto 9.983/2019 instituiu um órgão deliberativo para implementar a chamada ‘Estratégia BIM BR’, que será o Comitê Gestor da Estratégia BIM no Brasil. Inicialmente será obrigatório essa estratégia, com regulamentação desse órgão para determinadas obras públicas e ao longo dos anos ampliarão essa exigências a outros projetos, programados para acontecer até 2028.

Quais as obrigações do Comitê Gestor da Estratégia BIM?

– Definir e gerenciar as ações para alcançar os objetivos da Estratégia BIM BR decretados;

– Anualmente criar um plano de trabalho, com cronogramas e ações para aquele ano;

– Analisar a coerência dos projetos públicos, acompanhar e avaliar essas atividades periodicamente;

– Implementar essa estrutura e promover compartilhamento de informações;

– Atualizar e fazer revisão das Estratégias BIM BR.

 Quais os órgãos compõem esse Comitê?

– Ministério da Economia;

– Casa Civil da Presidência da República;

– Ministério da Defesa;

– Ministério da Infraestrutura;

– Ministério da Saúde;

– Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações;

– Ministério do Desenvolvimento Regional;

Quer saber como implementar o sistema BIM no seu departamento ou na sua empresa? Conheça a Buysoft e converse com os nossos especialistas a respeito e comece a implantar o BIM de maneira fácil e rápida. Para mais informações, continue lendo…