Adevanir Rezende
Jornalista de formação e com ampla experiência como produtor de conteúdo. As principais informações, novidades e debates do setor de Tecnologia com a Buysoft.

Os ganhos da Construção Civil com a Metodologia BIM

A Construção Civil compõe uma fatia importante da economia brasileira e pode ser considerado uma atividade essencial para o nosso modelo de desenvolvimento. Em 2020, o setor foi responsável pela criação de mais de 150 mil empregos formais e representou 6,2% do PIB nacional.

Para 2021, há estimativas de um crescimento de até 4% de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o maior desde 2013. Além disso, há a previsão de mais de 200 mil novos postos de trabalho.

Essa é uma resposta importante para o que vinha sendo um momento de retração, com a grave recessão em 2015/2016 e os problemas com aumento do preço de materiais, mais de 70% em alguns casos, e o desabastecimento de insumos.

Por essa perspectiva, a retomada da Construção Civil passa por um processo de modernização com novos processos, tecnologias e mão-de-obra qualificada. Uma dessas mudanças é o BIM (Building Information Modeling), que passou a ser obrigatório em todas as obras públicas em 2021.

A implementação da metodologia BIM, aliada com software de alta qualidade, é capaz de garantir mais agilidade na entrega de projetos, além de reduzir o retrabalho e o desperdício. Mais eficiência e produtividade para alavancar os resultados das empresas.

 

Problemas comuns

Algumas situações, infelizmente, fazem parte da rotina de trabalho na Construção Civil e influenciam negativamente nas entregas e resultados das empresas. Esses problemas são comuns no seu trabalho?

  • – Levantamentos falhos: com um trabalho totalmente manual, aparecem informações inconsistentes que causam retrabalho, custos adicionais e, em alguns casos, até mesmo o desenvolvimento de projetos com dados problemáticos.
  • – Erros em emissão de projetos: quando não existe integração entre os modelos em 2D e 3D, então toda a compatibilização é manual. O resultado é muito tempo investido na atividade e emissão de projetos falhos.
  • – Planejamento inconsistente: muitas vezes os prazos são definidos sem que todas as variáveis sejam bem definidas, o que leva a prazos desafiadores e, muitas vezes, impraticáveis. O prazo a qualquer custo com uma aceleração das fases do processo construtivo impossibilita uma gestão eficaz e pode causar a perda de qualidade do trabalho.
  • – Orçamentos imprecisos: falta de informações, quantitativos e preços distorcidos impactam no custo do projeto e no planejamento de materiais para o canteiro de obras.

Tudo isso pode ser resumido na gestão de dados e informações e, consequentemente, como a capacidade de medir, projetar e analisar impactam nos custos, no trabalho e na lucratividade de um projeto.

 

Retorno sobre Investimento com BIM

Com a centralização de dados para o controle de informações é possível ter muito mais confiabilidade a partir de análises mais eficientes sobre a análise, o planejamento e a execução de uma obra. O resultado são entregas com melhor desempenho, qualidade e lucratividade.

De acordo com a pesquisa The Value of BIM for Construction in Global Markets (“Os benefícios do BIM para a Construção”, em tradução livre), produzido pela McGraw Hill Construction em parceria com a Autodesk, há um impacto alto do BIM no ROI (Retorno sobre Investimento) na Construção Civil.

Alguns dados importantes:

  1. 23% de redução no custo de construção
  2. 31% menos retrabalho
  3. 41% de redução de erros em emissões
  4. 21% melhor predição de custos
  5. 19% de redução do tempo de projeto

Esses são ganhos potenciais ao adotar a metodologia BIM nas empresas, que podem ser expandidos e potencializados de acordo com cada realidade. Você consegue imaginar como seria o impacto no seu negócio?

 

 

Como ajudamos na implementação BIM

A solução Buysoft Construction combina serviços, ferramentas e treinamentos e específicos para os clientes atuando nos três níveis de gestão: Processos, Pessoas e Tecnologia.

Considerando as características de cada organização, preparamos um estudo para analisar as principais demandas e necessidades e, em sequência, desenvolver um projeto personalizado que irá otimizar o fluxo de trabalho e, consequentemente, impulsionar os resultados.

A Buysoft possui um nível de parceria Gold com a Autodesk, a maior empresa de software para o segmento de Arquitetura, Engenharia e Construção. Esse selo reconhece a capacidade de oferecer suporte, treinamento, implementação e

Para entender melhor como funciona o processo de implementação BIM com o Buysoft Construction, você pode assistir ao evento “Os ganhos da Construção Civil com a Metodologia BIM”, apresentado pelo nosso especialista Rafael Streda.

 

Quer saber como a Buysoft pode ajudar a sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e iremos atender você .