Adevanir Rezende
Jornalista de formação e com ampla experiência como produtor de conteúdo. As principais informações, novidades e debates do setor de Tecnologia com a Buysoft.

BIM 360 e Microsoft Teams, uma combinação para equipes de alta performance

Cada vez mais a comunicação é parte essencial de grandes projetos, independentemente da área, para que profissionais possam trabalhar no máximo de seu potencial. A Construção Civil não é exceção e, por isso, a combinação entre BIM 360 e Microsoft Teams pode ser um diferencial para a sua equipe.

Entre os grandes problemas num projeto temos a dificuldade em acessar informações ou, ainda pior, dados incorretos. Esse tipo de falha causa retrabalho e prejuízo.

Há pesquisas que mostram que 43% das empresas tem problemas com gestão de projetos, sendo que pelo menos 15% do tempo de trabalho é usado apenas para gerenciamento de dados. São dados que mostram que há um caminho a ser percorrido pelo mercado por mais efetividade.

Com uma grande quantidade de pessoas envolvidas, o volume de dados é ainda maior. Modelos, memoriais, planilhas orçamentárias, relatórios fotográficos e contratos são alguns desses inúmeros documentos.

BIM 360 e Microsoft Teams juntos

Nós já conversamos um pouco sobre as funcionalidades do BIM 360 por aqui, e todas as ferramentas que ele pode oferecer. Mesmo assim, algumas funcionalidades não se resolvem sozinhas – é necessário o diálogo entre quem está envolvido, do projeto até a execução da obra.

É aí que entra o Microsoft Teams, um software de comunicação empresarial completo, desenvolvido por uma marca que é referência em tecnologia. Com ele, é possível centralizar informações, com acesso simplificado e um ambiente colaborativo.

Além disso, pode ser feita a integração com outras ferramentas como Word, Excel, Outlook e Power BI, entre outras. A possibilidade de videoconferências, transmissões ao vivo, divisão por equipes e chat é o que torna o Teams tão completo. Abrir um documento de texto ou uma planilha fica muito mais simples, dentro do próprio programa.

Centralize a comunicação

Com o Teams, a criação de equipes é uma ferramenta muito efetiva. Toda a comunicação pode ser centralizada, e é possível criar tópicos de discussão e acompanhar todo o histórico de mensagens e arquivos compartilhados. Outra função é criar níveis diferentes de acesso e distribuir as diversas equipes e pessoas de um projeto, como Obras ou Gestores, por exemplo.

O agendamento de reuniões, que podem ser por vídeo ou apenas áudio, também é simples e fácil de integrar com a agenda do e-mail. E quando quiser gravar uma conversa importante, o arquivo fica armazenado no Sharepoint para que você possa assistir quando precisar e compartilhar com quem mais for necessário.

Por fim, a principal funcionalidade para a gestão de projetos é a integração com o BIM 360, que pode ser feita a partir da aba de equipes. Ao fazer isso, o acesso à nuvem do BIM 360 passa a ficar centralizado num único programa, evitando distrações e fortalecendo o trabalho em equipe com todas as ferramentas e informações que você precisa.

Tudo que é possível acessar pela plataforma do BIM 360 passa a ser feito dentro do Teams. Você pode gerenciar, publicar, revisar e aprovar projetos, documentos e modelos de construção a qualquer momento. Não é necessário ter o Revit instalado para a visualização de um arquivo .rvt, por exemplo.

Com tudo isso dentro da mesma ferramenta, a comunicação fica mais simples. Caso apareça uma dúvida no canteiro de obras, é possível comparar com o projeto e conversar com os profissionais envolvidos pelo chat seja no celular ou no computador, enviando fotos e vídeos se for necessário. Se é para trabalho, esqueça os grupos de WhatsApp e não se perca nas conversas nunca mais.

 

Para conhecer mais sobre o BIM 360 e os desafios dos trabalhos colaborativos na Construção Civil, a Buysoft tem preparado vários conteúdos.

Assista nosso último webinar: Como Revolucionar a Gestão de Projetos e Obras com BIM 360.

 

Se tiver alguma dúvida, sugestão de conteúdo ou quiser falar com a gente sobre como podemos ajudar você e a sua empresa, mande uma mensagem para nós em qualquer uma das nossas redes sociais.

Facebook | Youtube | LinkedIn | Twitter | Instagram