Adevanir Rezende
Jornalista de formação e com ampla experiência como produtor de conteúdo. As principais informações, novidades e debates do setor de Tecnologia com a Buysoft.

Descubra como o BIM 360 melhora a produtividade

Em 2020, o trabalho remoto cresceu muito em todos os setores por conta da necessidade do distanciamento social. Outra mudança foi o decreto nº 10.306, assinado em abril deste ano, que torna a utilização da metodologia BIM obrigatória em todos as obras e serviços da administração pública.

Nessa situação de mudança, é necessário se adaptar e inovar, aproveitando ao máximo a tecnologia para manter a eficiência dos times, especialmente num mercado tão competitivo como o da Construção Civil.

Lidar com projetos complexos não é tarefa simples, já que envolve muitos profissionais e diferentes aplicativos para trabalhar com um volume alto de informações – e todas são absolutamente necessárias, já que qualquer erro pode custar tempo e dinheiro.

Mas você já sabe qual o papel do BIM nesse processo? Sabe qual a ferramenta certa para essa transformação? É muito importante ter um planejamento para que a sua escolha possa aproveitar recursos e garantir a alta produtividade da equipe, e o BIM 360 é a solução para o próximo passo.

O que o BIM 360 resolve

Uma das principais causas de falhas durante a execução de um projeto está na comunicação entre as equipes, seja por dados insuficientes ou informações desatualizadas. Outras questões como a incompatibilidade de disciplinas são comuns quando as diferentes partes de um projeto precisam se juntar. Essas dificuldades acabam levando a atraso nos prazos e, consequentemente, um custo mais alto.

A solução para isso é aproveitar o conceito de BIM com a ferramenta mais completa para centralizar as informações: o BIM 360.

Fica tudo mais fácil ao ter um ambiente colaborativo em que os profissionais das diferentes etapas do projeto podem trabalhar de forma simultânea, com acesso simplificado aos dados necessários. Não é necessário esperar que cada um execute projetos separados e arriscando ver as inconsistências só depois de muito tempo trabalhado.

Indo das etapas de planejamento, projetos, até a construção e o gerenciamento de uma obra, é possível garantir que o entendimento de todas as etapas resulte em um projeto mais assertivo.

Sabe aqueles problemas que aparecem só no canteiro de obras e causam uma dor de cabeça para arrumar tudo de novo? A chance de que isso aconteça é muito baixa a partir do momento em que a comunicação é integrada, mesmo que existam equipes especializadas.

Como não é preciso baixar os arquivos, ganha-se tempo executando tudo direto nos servidores da Autodesk. Além disso, todas as atualizações ficam registradas, para melhorar o entendimento das versões.

Para melhorar o entendimento das etapas da obra, o uso de modelos 3D inteligentes e integrados com outras informações facilita a visualização do projeto em todo o andamento da obra.

Todas essas funcionalidades são uma oportunidade de melhorar a produtividade dos times, evitando o tempo gasto com retrabalho e ajuste de incompatibilidade a partir do trabalho colaborativo dos profissionais.

Em resumo, com o BIM 360 todas equipes estarão conectadas ao longo do ciclo de vida de um projeto. É uma plataforma que vai além de um simples armazenamento em nuvem, sendo que é possível participar dos processos de criação, documentação e execução, dos projetistas até quem estiver no canteiro de obras.

BIM e BIM 360, qual a diferença?

A sigla BIM é abreviação para Building Information Modeling (Modelagem na Informação na Construção), que representa um conceito para o desenvolvimento de projetos na construção civil que vão além do desenho.

Com o BIM é possível analisar modelos em 2D e 3D, mas também a relação de custo da obra, projeções do andamento da obra e o compartilhamento mais rápido de informações entre os profissionais envolvidos. Resumidamente, seria integrar todas as informações e etapas de um projeto de forma organizada.

Você pode conferir um vídeo que a Buysoft já fez explicando com mais detalhes sobre BIM aqui.

Já o BIM 360 é a plataforma que executa essas funcionalidades de colaboração e gestão de informações dentro de um conjunto de ferramentas em nuvem, desenvolvido pela Autodesk.

É a empresa líder do mercado de tecnologia na construção, que também criou software como o popular AutoCAD e o Revit, por exemplo.

Com armazenamento em nuvem ilimitado, com o BIM 360 é possível visualizar, compartilhar e editar diferentes etapas do projeto em tempo real, com muito mais agilidade e assertividade. A compatibilidade com os mais diferentes formatos de arquivos deixa tudo mais simples, de uma planilha até a visualização em 3D de uma planta, incluindo as outras ferramentas Autodesk como InfraWorks e Civil 3D, por exemplo.

 

Quer conhecer mais sobre BIM 360? Acompanhe as redes sociais da Buysoft e não perca as nossas novidades!

Facebook | Youtube | LinkedIn | Twitter | Instagram