Buysoft do Brasil

BIM na construção civil: conheça o poder desta Tecnologia

A transformação digital na indústria de arquitetura, engenharia e construção (AEC) já está em curso, e uma das principais ferramentas de inovação é o Building Information Modeling (BIM), sistema de modelagem que traz uma série de novas possibilidades para os profissionais do setor.

Contudo, para aproveitar os recursos da tecnologia, é fundamental contar com um parceiro competente na implantação do BIM. Afinal, muito além do software, uma consultoria BIM deve ser capaz de entregar inteligência de negócio para as empresas do setor.

Sabendo disso, neste artigo, apresentamos uma série de informações para quem deseja usar tecnologia BIM na Construção Civil.

Afinal, o que é BIM e qual o papel da Autodesk nesta evolução?

A empresa Autodesk foi fundada em 1982. O seu objetivo, desde o início, é oferecer aos profissionais sistemas que facilitassem suas tarefas diárias e com total precisão.

O primeiro produto a ver a luz foi o conhecido AutoCAD, desenhado para funcionar nas plataformas informáticas e que já permitia criar desenhos técnicos detalhados. Ele continua a manter-se até hoje com grande valor como ferramenta de trabalho – assim como a acessibilidade.

Em 2002, a Autodesk adquiriu o software de modelação paramétrica Revit, que permitia ao utilizador projetar não apenas a componente de arquitetura, mas também todos os elementos de especialidades, como redes elétricas, etc.

Atualmente, a Autodesk tem um papel fundamental na disseminação do BIM. Comercializa ferramentas focadas em projetos de edificações e infraestrutura como a Architecture, Engineer & Construction Collection e sistemas colaborativos em nuvem como a Autodesk Construction Cloud. Também inova no desenvolvimento de tecnologias disruptivas como o design generativo. Não é à toa que a empresa é a maior fornecedora mundial de softwares neste segmento.

Se você busca entender o que é BIM, saiba que esse é um processo holístico de criação e gerenciamento de elementos construtivos virtuais e informações para um ativo construído.

Com base em um modelo inteligente e habilitado por uma plataforma em nuvem, o BIM tanto na construção civil como na arquitetura integra dados estruturados e multidisciplinares. O objetivo é produzir uma representação digital de um ativo em todo o seu ciclo de vida, do planejamento e design à construção e operações.

Na prática, o BIM oferece visibilidade aos processos, acelera os fluxos de trabalho e produz documentação de forma automática. Dessa forma, melhora a colaboração entre os profissionais envolvidos no projeto, enquanto reduz erros.

Por que vale a pena investir na implantação BIM?

A transição de fluxos de trabalho tradicionais baseados em pranchetas digitais para uma abordagem BIM na Construção Civil é desafiadora. É uma metodologia completa baseada em informações que olha para todos os setores envolvidos no processo construtivo.

Para ter uma implementação sucedida, é fundamental entender o cenário atual da sua empresa. Identifique os principais gargalos que impactam o escopo, prazo dos projetos ou obras, entenda a maturidade BIM da empresa e parceiros externos e crie um plano de implantação com foco na resolução dos problemas direcionados à estratégia de negócios. Tudo isso considerando retornos em curto, médio e longo prazo.

Veja outras boas razões pelas quais o BIM na Construção Civil vale o tempo e o esforço para ser implementado.

Uma experiência de trabalho verdadeiramente aprimorada

A metodologia BIM promove mudanças dentro do processo tradicional de construção. Isso inclui a revalidação, a criação de novos fluxos de trabalho, funções e responsabilidades, como também definições de padrões e práticas para ganho de produtividade.

Para ter sucesso na implementação é fundamental:

  • Apoio diretivo: toda mudança gera resistência. Assim, garanta que a adoção seja uma estratégia de negócios da empresa.
  • Análise da empresa: para obter resultados com a implantação do BIM, é fundamental entender o cenário atual, principais gargalos e os objetivos a serem alcançados. Essas compreensões vão auxiliar um plano que leve em conta retornos sobre o investimento que justificarão a continuidade do processo.
  • Implantação não é capacitação de ferramenta: é importante entender que a implantação é mais que uma capacitação de software. A ferramenta precisará ser adaptada às novas práticas e metodologias de trabalho. Assim, uma consultoria possui um papel muito importante, pois direcionará melhores práticas visando um amadurecimento mais concreto e ágil.
  • Comece com um núcleo de trabalho BIM: a empresa precisa iniciar a mudança no processo de trabalho, mas não pode parar as atividades diárias. É fundamental a criação de um grupo com profissionais que serão responsáveis em planejar, executar, validar e padronizar o processo. E, posteriormente, disseminar a nova metodologia aos demais colaboradores da empresa.

BIM na Construção Civil: uma mudança de mentalidade

Mudar para fluxos de trabalho com tecnologia BIM na Construção Civil é, acima de tudo, adotar uma nova abordagem. As atividades que anteriormente eram independentes e descentralizadas com o BIM são orquestradas para que todos os envolvidos possam usufruir dos seus benefícios. Um processo singular que visa maior controle de todo ciclo de vida da construção.

Sem essa visão e a consultoria BIM, a implantação pode se tornar mais difícil.

Se as equipes receberem as ferramentas e metodologias novas sem orientação adequada, a mudança pode ser complexa ou não gerar os resultados esperados. O treinamento completo e encorajador é fundamental para que a equipe saiba como fazer uso total das ferramentas digitais.

Consultoria BIM: suporte de parceiro capacitado garante resultados positivos na implantação BIM

Como vimos até aqui, não resta dúvida de que a implantação BIM traz uma série de resultados positivos para as empresas de arquitetura, engenharia e construção.

Contudo, para obter todos esses benefícios, é fundamental contar com o suporte de um parceiro capacitado para a implantação BIM na empresa. Afinal, os especialistas no assunto sabem exatamente quais processos devem seguir para obter os melhores resultados.

Os benefícios de longo prazo do BIM no processo construtivo podem ser observados a partir das mudanças nos processos internos que resultam do fluxo de trabalho adaptados à nova metodologia e às metas e objetivos estipulados.

As mudanças ocorrem de várias maneiras possibilitando um maior retorno sobre investimento – ROI:

  • Redução de erros de projeto;
  • Maior gestão de tempo dos profissionais com a centralização de dados em um ambiente comum;
  • Melhor visão e compreensão dos projetos;
  • Maior comunicação entre canteiro de obras e escritórios de projetos;
  • Projetos compatibilizados desde as fases iniciais do planejamento;
  • Redução de retrabalho;
  • Diminuição dos custos de construção;
  • Melhor controle sobre cronograma e medições das obras;
  • Comparativos de cronogramas planejados x executados;
  • Centralização e rastreabilidade para operação e manutenção.

A importância da solução BIM na Construção Civil

Se você busca um parceiro especialista em tecnologia BIM na Construção Civil, saiba que a Buysoft tem as melhores ferramentas do mercado.

A Buysoft Construction é a nossa unidade especializada em soluções e inteligência para o setor de Construção Civil.

Desde a análise de processos até a implementação da metodologia BIM com as melhores ferramentas do mercado, temos capacitação técnica de alto nível para lidar com os três níveis de evolução na sua gestão: Processos, Pessoas e Tecnologia.

Com o suporte da nossa consultoria BIM, sua empresa pode contar com uma estratégia de negócios própria que seja capaz de garantir redução de custos, tempo otimizado, alta produtividade e maior segurança na execução dos projetos.

Para a implantação BIM, além do suporte de profissionais qualificados, a Buysoft também oferece as ferramentas Autodesk Construction Cloud e AEC Collection, sendo que ambas são importantes dentro da Metodologia BIM na Construção Civil.

Sem dúvida, o BIM é uma das melhores maneiras de levar a estrutura da sua empresa para o futuro do setor. Quer contar com o apoio de um especialista no assunto? Conheça as soluções da Buysoft Construction!