Maria Julia Veronese
Comunicóloga tentando impactar o mundo com as palavras. Tagarela, sonhadora e persistente (não necessariamente nessa ordem). Seja bem-vindo!

Como usar a Assinatura Digital no Word, Outlook e Teams?

A Assinatura Digital é o método mais fácil, seguro e simples para você enviar, receber e armazenar documentos assinadosSe você ainda tem dúvidas sobre o tema, nós explicamos melhor os benefícios desta tecnologia em outro texto deste blog. 

Agora que você já sabe como funciona uma Assinatura Digital, chegou a hora de aprender mais sobre a utilização deste tipo de assinatura. Esse método pode ser usado em diversos formatosnão só em PDF, como pensam alguns usuários. Como funciona isso? Vamos te explicar.  

Assinatura Digital no PDF 

processo da Assinatura Digital não está limitado a um único formato, apesar do PDF ser o mais usado. Essa flexibilidade facilita muito o trabalho de gestão de documentos, afinal, você não precisa transformar seus documentos em PDF para usar a Assinatura Digital. 

Mas quais são ferramentas mais comuns para usar esse método? Continue com a gente 

Assinatura Digital no Word 

Ela pode ser feita direto do Word! A ferramenta é uma das mais populares nas empresas e tem integração com o Adobe Sign, possibilitando a assinatura direto no famoso formato .doc, o amigo íntimo de quem trabalha com produção de documentos.  

Assim, você já evita gerar aqueles arquivos duplicados em diferentes formatos que ficam ocupando espaço no dispositivo ou em nuvem. 

Assinatura Digital no Outlook 

Assinar diretamente no corpo do seu e-mail corporativo é muita facilidade, né? Melhor que isso, só se a assinatura tiver validade jurídica e prazo indeterminado. Mas calma aí, isso também é possível com a assinatura feita pelo Outlook!  

Desta forma, você não precisa gerar documentos em formatos específicos. É só abrir o e-mail, assinar e enviar. Muito simples.  

Assinatura Digital no Teams  

A Assinatura Digital acompanha a melhor ferramenta de comunicação interna do mercado. Você pode criar, assinar e enviar documentos na plataforma para seus signatários 

Acho que não precisa falar de RH, mas dá pra falar que é bom para o setor administrativo, pela assinatura de contratos, documentos contábeis, comprovações, entre outros 

Essa integração é excelente para setores administrativos, que podem precisar de assinaturas para comprovação, contratos, documentos contáveis, entre outros. O processo é feito no próprio Teams 

Assinatura Digital no Excel  

Será que também é possível assinar no software mais querido por quem adora uma planilha? A responda é: sim, mas depende! Vamos te explicar melhor: o Excel tem o formato de rolagem infinita, isto é, não existe exatamente um final, o que dificulta um pouco as coisas.  

Mas não se preocupe, você pode exportar aquela sua planilha super elaborada, com várias informações e porcentagens, para o formato PDF sem perder nenhum dado. Pronto, depois disso,  mandar para assinatura.   


A Assinatura Digital pode oferecer muita facilidade, praticidade 
e como consequência, economia de tempo para você. Sem contar com a redução visível de gastos com impressão, papel, envio físico de documentos por correspondênciamotoboy e manutenção de um local para o armazenamento de todos os documentos que são necessários guardar ao longo de muitos anos em uma empresa.  

Vale a pena conferir tudo que essa tecnologia tem para oferecer!   


Gostou desse conteúdo? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de como
 as ferramentas tecnológicas podem ajudar no desenvolvimento da sua empresa:   

Facebook | Youtube | LinkedIn | TwitterInstagram