Julianne Lam
Jornalista e apaixonada pela escrita, se dedica à difusão do conhecimento, seja em sala de aula ou nas empresas. Muito prazer, pode me chamar de Jú!

Pacote Office e Office 365: a verdade que ninguém te contou

Este é um texto para desfazer uma mentira – há! 🤺

E eu vou contar tudo para você!

Sabe aquela ideia de que a Microsoft só trabalha com Pacote Office? Muita gente vê os dois como sinônimos, mas não é bem assim. Um bom exemplo é o Office 365, que é um verdadeiro marco de mudança – e tem muitas outras funções para empresas, incluindo o próprio Pacote Office. Essa solução não só serve para produzir arquivos de Word, Power Point e Excel, mas é um verdadeiro “combo” de produtividade do trabalho. Pensando nisso, este texto foi feito para mostrar o que é cada item e te colocar em dia sobre essa verdadeira revolução para as organizações.

O que é Pacote Office

Pacote Office é uma das partes mais básicas das soluções Microsoft. Inclui os “famosos” da linha: Word, Power Point e Excel. Essas são ferramentas clássicas, que fazem parte de todos os planos da Microsoft, ou seja: em qualquer solução que você buscar para sua empresa, vai encontrar esse trio (que você ainda vai poder chamar de seu). Por isso, na hora de escolher a melhor solução, o foco deve ser nas outras funções que os planos oferecem. E para conhecer essas funções é preciso conhecer o Office 365.

O que é Office 365

O Office 365 é uma solução no formato de SaaS (Software as a Service) com aplicações na nuvem, recursos colaborativos e ferramentas de comunicação para empresas. E em alguns planos, possui também serviço de hospedagem de e-mail corporativo. Ele foi lançado no Brasil em Janeiro de 2013, sendo o primeiro produto Microsoft a ser comercializado no formato de assinatura.

Vantagens do Office 365 

Produtividade, gestão, colaboração e comunicação – essas são algumas palavras utilizadas para descrever a solução. Assim, para administradores, existem portais para gerenciar todas as licenças, e-mails e permissões – isso evita aquela confusão de senhas e diferentes plataformas para fazer trabalhos básicos. Para trabalhar em equipe, o Teams permite trocar ideias por texto ou conferências de áudio/vídeo, além de compartilhar e armazenar arquivos em um lugar só. 🗣 📧

Recursos do Pacote Office

Até o Word oferece novos benefícios: ao mesmo tempo que as ferramentas incentivam a troca de informações entre as pessoas, também permitem a melhor gestão dos dados. Assim, se você quer compartilhar um arquivo, pode determinar se a pessoa terá acesso para editar o documento original, se poderá fazer download e até que dia seu colega está autorizado a acessar aquele documento.

Outro ponto interessante é o acesso a versões. Dessa forma, em vez de salvar incontáveis arquivos diferentes para não correr o risco de perder a ideia inicial, você consegue facilmente acessar versões anteriores do documento. Aí você sempre vai ter uma resposta quando bater aquela dúvida do tipo “como estava esse projeto lá no início?”

Se você chegou até aqui na leitura, nunca mais vai ver o Pacote Office com os mesmos olhos (assim espero). E para continuar conhecendo mais sobre tecnologia para empresas, acompanhe nossas novidades nas redes sociais:
Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram.