Maria Julia Veronese
Comunicóloga tentando impactar o mundo com as palavras. Tagarela, sonhadora e persistente (não necessariamente nessa ordem). Seja bem-vindo!

Office 365 vs G Suite, qual é o melhor para sua empresa?

As ferramentas de produtividade e colaboração mais famosas do mercado são o clássico pacote Office e o Microsoft 365, ambos da Microsoft, e o G Suite, do Google.  

As ferramentas de produtividade são indispensáveis no dia a dia de uma empresaPlanilhas, documentos, e-mail, nuvem com salvamento automático, são algumas das tecnologias que facilitam a rotina 

O pacote Office deu lugar ao Microsoft 365, por isso, o primeiro continua existindo somente em uma versão. Meio confuso, né? Mas calma, vamos te explicar certinho, continua com a gente.  

Microsoft 365 e Office 365 são a mesma coisa? 

Não exatamente. Isso depende muito do plano que você contratar. O Office 365 continua existindo em sua versão para grandes empresas e o Microsoft 365 existe para pequenas, médias e grandes empresas.  

A diferença entre Office e Microsoft para grandes empresas é, basicamente, que o Microsoft 365 inclui Windows Enterpriserecursos avançados para compliance e ferramentas consagradas, como o Word, Excel, Outlook e OneDriveEle é uma solução completacom segurança em várias camadas, sistema de software e aplicativos de colaboração.   

 o Office 365 para grandes empresas é mais voltado para as ferramentas de colaboração. Ele também foi projetado para grandes empresas e conta com suporte a uma quantidade ilimitada de usuários.  

Office 365 para pequenas e médias empresas mudou de nome. Agora ele é o Microsoft 365 Business, que se divide em 4 planos diferentes.  

Resumindo: agora temos o Microsoft 365 para pequenas e médias empresas, o Office 365 para grandes empresas e o Microsoft 365 para grandes empresas.  

Office 365 vs G Suite, quem ganha a batalha? 

Agora que você já sabe as diferenças entre o pacote Office e Microsoft 365, vamos fazer uma comparação entre as soluções mais usadas nas empresas.  

Vamos comparar os planos de entrada das duas soluções: de um lado, temos o G Suite Basic, de outro, o Microsoft 365 Business Basic (antigo Office 365 Business Essentials).  

Quem vai ganhar essa batalha? Vamos conferir:  


Lembrando que a Microsoft oferece
planos mais básicos que o Microsoft 365 Business Basic. A fabricante tem desenvolvido ferramentas bastante avançadas para o ambiente corporativo, mas também existem opções mais simples para atender as diferentes necessidades de cada organização.  

Usamos Business Basic na tabela de comparações porque o Google não tem outras opções de planos de entrada no catálogo. Os preços dos planos comparados também são bem parecidos.  

Quais são as principais diferenças? 

Ambos oferecem serviços semelhantes, o Office ainda sai na frente devido a segurança e conformidades avançadas.  

O G Suite também apresenta segurança avançada em seu site, mas ao comparar todos os aspectos, o Office atende aos principais padrões e termos internacionais, com mais de 1.000 controles de segurança e privacidade.  

O Office também inclui controle de acesso às informações da empresa com grupos de segurança, permissões personalizadas e a possibilidade de criação de políticas de senha para exigir que os usuários redefinam suas senhas após um determinado período.  

Office 365

Outro aspecto que vale ressaltar é a diferença entre o Teams,  Meet e Chat. O Teams oferece uma comunicação centralizada, com chat, videoconferência, chamadas, grupos, agenda e outras funcionalidades.  

Já o Meet é apenas para videoconferências e chamadas e o Chat, apenas para mensagens de texto, como o próprio nome já diz.  

A integração com o Adobe Acrobat facilita muito a gestão de documentos no formato PDF. A ferramenta dá opções de transformar o arquivo automaticamente em Word e ainda fazer assinaturas digitais direto das ferramentas, como no Outlook.  

O tamanho do armazenamento em nuvem também é diferente. No G Suite, temos um tamanho reduzido.  

Por fim, as duas opções são boas. O Microsoft 365 (antigo Office) acaba sendo a opção mais completa para empresas devido a segurança de dados. O fabricante tem investido muito neste aspecto nos últimos anos.  

Nós recomendamos consultar um especialista, afinal, cada empresa tem uma forma de trabalhar.  

Para saber mais sobre os planos de Microsoftsolicite um atendimento com nossos profissionais. Para o G Suite, você pode obter mais informações direto no site.