Maria Julia Veronese
Comunicóloga tentando impactar o mundo com as palavras. Tagarela, sonhadora e persistente (não necessariamente nessa ordem). Seja bem-vindo!

Como encarar o novo normal com ajuda de tecnologias para empresas?

É sobre isso que vamos falar no blog post de hojeO novo normal que está por vir exige que as organizações sejam mais versáteis no modelo de trabalho. 

Mas será que seu negócio está preparado para lidar com o novo contexto? Por que as empresas vão precisar de recursos tecnológicos para encarar o novo normal?  

Separamos 4 motivos para você ficar ligado(a):  

1) Trabalho em equipe  

Especialistas dizem que tem um novo cenário no ambiente empresarial vindo pela frenteSegundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 87% dos entrevistados disseram que os funcionários vão preferir o trabalho remoto. 

Esse modelo proporciona muitos benefícios para os profissionais. Quem gosta de perder horas no trânsito todos dias?  

Novo normal

 

Além da redução do tempo de deslocamentohá quem consiga gerenciar melhor o tempo entre a vida profissional e pessoal. Até mesmo os colaboradores presenciais podem ter direito a alguns dias de home office por semana.  

Mesmo em home office, o trabalho colaborativo em equipe precisa continuar. 

Para fazer com que o trabalho em equipe continue, você vai precisar de boaferramentas, assim todo o time permanece conectado, mesmo à distância.  

Para começar, um serviço em nuvem é indispensável! Pois é esse serviço que possibilita o acesso aos arquivos armazenados de qualquer lugar. Comparamos os mais conhecidos do mercado em outro post, para você não ter dúvidas na hora de escolher 

Um aplicativo para comunicação interna ajuda no monitoramento da produtividade, além de integrar toda a equipe. As funções de videoconferência, chamadas de voz e agenda precisam ser levadas em conta no momento da escolha. Nós recomendamos o uso do Microsoft Teams. 

Se você ainda tem dúvidas sobre qual ferramenta escolher, fizemos um comparativo entre o Teams e outras ferramentas mais usadas no mercado, confira. 

As ferramentas de produtividade e colaboração proporcionam a melhor gestão para as atividades dos usuários. Você pode verificar quais atividades estão sendo desempenhadas, por quem e em qual tempo. 

desktop virtual ou remoto permite acesso aos dados dos computadores ou servidores que ficam na empresa, por meio de outro dispositivo, em qualquer lugar. 

2) Segurança  

Na sequência, entra a questão de segurança. Com o aumento do home office, o roubo de dados sigilosos aumentou. Um exemplo é o Ransomware Snake, que pode até paralisar sua empresa, impedindo o acesso aos arquivos internos.  

Se no trabalho presencial, muitos funcionários usam o próprio smartphone para resolver questões profissionais, imagina no home office? Pois é, dispositivos móveis, assim como computadores e tablets, também precisam de segurança de dados. 

Soluções de segurança de confiança, que realmente funcionam, são essenciais para manter os dados da empresa, clientes e funcionários seguros. Lembre-se que um antivírus gratuito não resolve todas as questões de segurança.  

Você ainda pode evitar ataques de hackers colocando essas dicas em prática.   

3) Jornadas flexíveis  

Na mesma pesquisa citada acima, 81% dos entrevistados disseram acreditar que os empregados vão optar por empresas com horários mais flexíveis. Isso porque muitos tem outras obrigações fora do horário de trabalho, como cuidar dos filhos e da casa.  

As jornadas flexíveis já são realidade em empresas brasileiraso que conta mais nesse modelo é a produção do colaborador e não o tempo que ele permanece em horário de trabalho.  

Mas como é possível avaliar de forma apropriada o cumprimento das atividades? Temos tecnologias para isso!  

Tecnologia para empresas

 

Assim como no formato home office, você vai precisar de ferramentas para monitorar a produtividade dos colaboradores, afinal, é o que mais importa.  

Invista em ferramentas de produtividade e colaboração para ficar atento a tudo que acontece no trabalho da equipe. 

Explicamos melhor as funcionalidades de todas essas ferramentas em outra publicação, confira. 

4) Papeladas digitais  

Precisar se deslocar para fechar negócios, enviar documentos para assinaturas por correspondência e ir até cartórios para reconhecer firma são coisas que ficaram no passado.  

As papeladas no formado digital fazem parte do novo normal. Tornou-se inviável perder tanto tempo para recolher assinaturas e validar documentos.  

Como ter documentos assinados em poucos minutos? A gente te conta. 

Você vai precisar de uma ferramenta para assinatura digitalContratos assinados, com validade jurídica, em questão de minutos pode ser uma realidade no seu negócio.  

Além de armazenar documentos e assinaturas com toda a segurança possível. Você pode conferir todas as especificações dessa tecnologia aqui. 

Para concluir: novo normal nas empresas

O contexto do novo normal engloba muita tecnologia, mudança de processos e formatos de trabalho. As empresas vão precisar se adaptar a essas mudanças mundiais.  

As ferramentas, junto com um método efetivo de implantação, adequado de acordo com as necessidades de cada negócio, são seus aliados para esse processo de transformação. O futuro chegou mais cedo e as empresas precisam estar prontas para a evolução. 

 

Gostou desse conteúdo? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de como as ferramentas tecnológicas podem ajudar no desenvolvimento da sua empresa:    

Facebook | Youtube | LinkedIn | Twitter | Instagram