Adriane Silva
Publicitária, letrada, empresária, blogueira, atriz, modelo e dançarina! Viciada em noites de videogame com um bom vinho, gosto de aproveitar a tecnologia em todas as horas do dia, no trabalho e no lazer.

Conheça a história da Buysoft e de seu fundador, Clemilson Correia

Clemilson Correia – CEO Buysoft

A empresa, que começou em um cômodo da casa de Clemilson, é hoje uma das maiores do país no setor

A história da Buysoft começa no dia 08/09/10, no cômodo da residência de Clemilson Correia. A trajetória profissional de seu fundador, no entanto, começou bem antes disso. Seu primeiro emprego foi aos 16 anos, como panfleteiro no varejo local, ganhando R$10,00 por dia, em sua cidade natal, Maringá-PR. Começou a trabalhar cedo por iniciativa própria, pois sua família tinha condições de arcar apenas com o básico para a subsistência. Na época, um dos principais objetivos do (então) adolescente era usar o salário para pagar um curso de computação que havia surgido na cidade. Depois disso, encontrou trabalho como vendedor de bilhetes de estacionamento na conhecida “Zona Verde”, em que teve a primeira experiência da vida com vendas. Em pouco tempo, foi considerado o melhor vendedor de bilhetes.

MATÉRIA: RAZÕES PARA ACREDITAR

Como aluno, Clemilson sempre se destacou. Começou mostrando avidez pelo conhecimento e logo foi nomeado monitor das aulas, auxiliando os demais colegas. Durante vários meses trabalhou sem remuneração e, pelo desempenho notável, chamou a atenção dos professores e da administração. Assim, foi contratado como professor — era o início de uma nova superação: a da timidez. Quem o conheceu naquela não poderia imaginar que, alguns anos depois, ele se tornaria um comunicador e influenciador.

Com o passar do tempo, Clemilson continuou a estudar as áreas relacionadas a tecnologia e marketing, somando ao currículo as aulas que ministrava e a produção de materiais gráficos. Assim, passou a ter cada vez mais contato com as áreas de Marketing e de Tecnologia.

As conquistas não foram simples e muitos “nãos” foram ouvidos. Um desses carrega um significado especial, que vale a menção. Ainda muito jovem e sem experiência, Clemilson tentou se candidatar a uma vaga em uma grande empresa de tecnologia da região, que estava em franco crescimento. Não chegou nem a entrar no prédio. Foi barrado na porta por uma atendente que, após olhar sua carteira de trabalho em branco (pois seria sua primeira experiência), disse: “você nunca vai trabalhar aqui”. Anos depois, foi convidado a trabalhar nessa mesma empresa, sem sequer ter enviado um currículo ou pleiteado a vaga. E mais: subiu todos os “degraus” da hierarquia, chegando a liderar toda a equipe Comercial e de Marketing. Tudo parecia ir bem na carreira de executivo, quando o cenário mudou — e aí começa a história da Buysoft.

A Origem da Buysoft

Em 2010 Clemilson entra em uma crise profissional e financeira. Saiu da empresa onde ocupava um cargo de alta liderança e passou a buscar outro emprego por alguns meses, sem ter sucesso. Então, surgiu a necessidade. Ainda se lembra claramente de quando vivenciou a tristeza de não ter como comprar uma cesta básica e, de dentro do supermercado, decidiu qual seria seu próximo passo — foi quando viu na capa de uma revista os dizeres “sua saída é refinanciar o seu carro”. E as cenas, que parecem saídas de um filme, continuam.

Logomarca Buysoft – Desenho

No fundo, ele queria um emprego e não abrir uma empresa. Estava confiante que entraria na multinacional em que trabalhava um amigo de longa data. No entanto, após grande expectativa, o amigo deu a negativa sobre a vaga e ainda insistiu muito para que ele se tornasse empresário, chegando a oferecer as próprias economias para que isso acontecesse, ao que Clemilson recusou. Mas nem tudo estava perdido nessa conversa. Se, por um lado, não aceitou o dinheiro do amigo, por outro, fez bom uso da confiança depositada: encheu-se de coragem e decidiu fundar a Buysoft.

Primeira Sede – Buysoft

Valendo-se das próprias habilidades em design, Clemilson criou a própria logo em Maio de 2010. Com seu tino de executivo, otimizou o uso de recursos para ter telefones que atendessem ao Brasil inteiro, com todos os códigos de área dos diferentes estados, para que a Buysoft já “nascesse” grande. Seguindo seus valores, determinou que sua empresa desde o início seria regularizada, obedeceria a todas as normas e pagaria todos os tributos. E assim, surge a Buysoft com missão, visão e valores bem definidos. Os recursos, no entanto, eram poucos e a incerteza sobre o sucesso do negócio era um desafio para ele e sua família.

Ruti – Diretora Financeira

O primeiro pedido foi motivo de grande celebração — Clemilson ligou eufórico para a família inteira para dar a notícia. E com o passar do tempo, pedido a pedido, a certeza sobre o negócio ia se consolidando. Assim, a ampliação física e as contratações de funcionários foram consequência natural do crescimento da empresa.

Segunda Sede – Buysoft

Quando o assunto é crescimento, a Buysoft mostrou a que veio logo no começo. Para se ter uma ideia, em Agosto de 2011 (menos de um ano após ser fundada) a empresa atingiu seu primeiro milhão em faturamento. E não se superou apenas em termos quantitativos, como também se elevou em qualidade. Em Março de 2012 é reconhecida como parceira Gold Microsoft; em Abril do mesmo ano recebe o Prêmio de Revenda Destaque Adobe 2011 e rapidamente se torna parceira Gold dessa marca (fato que acontece em Janeiro de 2013).

Terceira Sede Buysoft – 2016 até 2019

Em 2015 a Buysoft expande seu mix de produto, firmando parceria com a marca Autodesk, com quem tem trabalhado assiduamente — tanto que, em 2019 foi a única empresa no Brasil a receber dois prêmios em uma só ocasião: um em reconhecimento de sua competência técnica e outro pela geração de novos negócios. Atualmente, a empresa é a quinta maior parceira Adobe da América Latina; tem nível Platinum de parceria com a Kaspersky e com a própria Adobe.

Sales Winner – Kaspersky

Existem muitos prêmios e certificados de reconhecimento na trajetória da Buysoft. Grande parte deles, pelo desempenho. No entanto, não são apenas os números de crescimento que atestam suas conquistas. Um exemplo disso é a participação de seu fundador no PEX-PAC Microsoft, que é um conselho de apenas 20 pessoas (escolhidas entre executivos do mundo inteiro), que visa auxiliar a Microsoft a traçar seus rumos para o futuro. Clemilson passou a ser convidado a participar das reuniões em Novembro de 2016 e, desde 2017 tem uma cadeira cativa no Conselho.

Nova Sede – Buysoft

Com a vivência de executivo e de empreendedor, Clemilson resolveu compartilhar suas experiências, orientando e incentivando outras pessoas em suas carreiras. Assim, tornou-se também um influencer na área de gestão e empreendedorismo e hoje tem um canal no Youtube com mais de 36 mil inscritos. Por meio da rede, recebe constantemente depoimentos de pessoas que se inspiram com sua história de vida e seus ensinamentos.

*Para saber mais detalhes dessa história, assista a história contada pelo próprio Clemilson Correia no Youtube!!

Início da Buysoft – parte 1