Assinatura Digital: a saída para não deixar contratos parados
Com a maioria das empresas trabalhando em ambiente home office, alguns processos importantes para o negócio podem ser afetados, como o andamento de contratos que precisam de assinatura. Mas a resolução desse problema pode ser bem fácil com a ajuda da tecnologia.
Você já deve ter ouvido falar em Assinatura Eletrônica, que pode ser qualquer procedimento para identificar alguém (pode ser até a escrita do nome completo), mas queremos te apresentar a evolução desse método, a Assinatura Digital.
Ela permite a assinatura de documentos sem a necessidade da presença física dos envolvidos, tudo é feito digitalmente com validade legal. Esse recurso garante mais rapidez no fluxo de assinatura dos documentos, já que eles podem ser assinados em questão de minutos com total segurança.
Antes de tudo, é importante entender a diferença entre os dois métodos:
Assinatura Digital x Assinatura Eletrônica
Assinatura Digital não é a mesma coisa que Assinatura Eletrônica. A segunda reconhece a origem do signatário via e-mail, senha por telefone, e etc, já a primeira faz esse reconhecimento por meio de um único mecanismo mais confiável (autoridades de certificação ou provedores de serviços confiáveis), por isso, ela tem validade legal.
Podemos chamar de Assinatura Eletrônica tudo que identifica um remetente, como o escaneamento de uma assinatura, por exemplo.
A Assinatura Digital é uma subdivisão mais avançada e segura da eletrônica. Toda Assinatura Digital é eletrônica, mas nem toda Assinatura Eletrônica é digital.
A Adobe disponibilizou um vídeo ilustrativo sobre a diferença entre os dois tipos de assinatura, dá uma olhada:
Agora que você sabe a diferença entre os dois termos, podemos seguir explicando todas as informações que você precisa saber sobre Assinatura Digital. Temos certeza de que ela vai transformar o processo de assinatura de documentos, tanto nesse momento de home office, quanto em um ambiente de trabalho normal.
Fique por dentro das vantagens da Assinatura Digital no trabalho:
1) Segurança
Essa modalidade de assinatura está de acordo com os padrões internacionais de segurança mais rigorosos. Ela é criptografada, o que torna o documento assinado inviolável.
Geralmente o formato dos documentos é o PDF, que tem 256bits de segurança, o mesmo de uma transação bancária. Ou seja, você pode ficar tranquilo em relação a isso, a Assinatura Digital é totalmente segura.
2) Validade legal
Um documento assinado digitalmente é aceito no Brasil e no exterior, porque ele tem o mesmo valor de um documento assinado de forma manuscrita.
Segundo uma pesquisa da Adobe, 85% dos documentos presentes em uma empresa não precisam de reconhecimento de firma. Ele pode ser validado apenas por certificado digital. Então, o reconhecimento de firma é desnecessário na maior parte dos casos.
3) Integração
Não importa se você vai assinar um documento do Word, uma apresentação de proposta ou de projeto, um link da web, é possível assinar documentos em todos esses formatos:
- Adobe PDF (.pdf)
- Microsoft Word (.doc e .docx)
- Microsoft Excel (.xls e .xlsx)
- Microsoft PowerPoint (.ppt e .pptx)
- WordPerfect (.wp)
- Texto (.txt)
- Rich Text (.rtf)
- Gráficos (.tif, .jpg, .jpeg, .gif, .bmp e .png)
- Web (.htm ou .html)
Assim, você não perde tempo convertendo arquivos para outros formatos.
4) Agilidade
Chega de esperar dias e até semanas para dar continuidade a um processo por falta de assinaturas no contrato. Com a Assinatura Digital, você envia os documentos para os signatários e recolhe as assinaturas em questão de minutos. Além de não perder tempo correndo atrás do envolvidos (sabemos que as vezes é literalmente correndo, né?).
5) Mobilidade
A assinatura pode ser feita por computador, smartphone ou tablet, em qualquer hora e lugar.
Agora que você sabe dos benefícios dessa tecnologia que veio para ficar, está na hora de escolher sua ferramenta. Nós recomendamos o Adobe Sign, o software que é líder do mercado de Assinaturas Digitais.
Gostou desse conteúdo? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de como as ferramentas tecnológicas podem ajudar no desenvolvimento da sua empresa:
Você trabalha ou quer trabalhar com fotografia, com direção de arte, estudante de comunicação ou simplesmente está nessa área? Então preste muita atenção quando for…
Quando uma marca anuncia o fim de um suporte ou a descontinuidade de um produto, podem surgir dúvidas e até reclamações por parte dos consumidores. Por isso, resolvemos…
O que é, como funciona e como podemos aplicá-lo em empresas em que trabalhamos. A assinatura em papel é coisa do passado e eu vou…
Que nós fazemos parte da era digital isso não é nenhuma novidade, porém existem processos tão antigos dentro de uma empresa que às vezes nem…
Muita gente não sabe mas existe muita diferença entre adquirir o software da Adobe para um (a) profissional e de comprar a licença para empresas.…
Em 2020, o trabalho remoto cresceu muito em todos os setores por conta da necessidade do distanciamento social. Outra mudança foi o decreto nº 10.306,…