Adriane Silva
Publicitária, letrada, empresária, blogueira, atriz, modelo e dançarina! Viciada em noites de videogame com um bom vinho, gosto de aproveitar a tecnologia em todas as horas do dia, no trabalho e no lazer.

Aplicativo de envelhecimento pode colocar a sua privacidade em risco

A questão da privacidade é a maior preocupação envolvendo o uso de aplicativos, como esse de envelhecimento. Saiba dessa nova onda e entenda os riscos de oferecer suas informações neste texto.

Deu buzz

Quem acompanhou as mídias sociais nos últimos dias pode perceber que todo mundo envelheceu de uma hora para a outra! O responsável por isso é o FaceApp que aplica um filtro de envelhecimento na sua foto atual e viralizou em todo mundo. Todo mundo teve uma visão do que pode vir a acontecer no futuro, através do aplicativo gratuito tanto pra Android quanto pra iOS.

Mas hoje em dia nós devemos suspeitar de tudo que surge na internet, principalmente quando pedem autorizações do uso de dados, seja informação ou até mesmo fotos.

Confie em quem entende

Fábio Assolini , analista sênior de segurança da Kaspersky, uma das melhores empresas de segurança digital do mundo, deixa o alerta: “A questão da privacidade é a maior preocupação envolvendo o uso de aplicativos como esse. Na análise que realizamos especificamente com este app, não encontramos nada malicioso, uma vez que a foto é enviada para seus servidores, que fazem a modificação e enviam de volta para o usuário”.

Arriscar a informação

Ou seja, cada vez mais ferramentas e empresas utilizam o reconhecimento facial para acesso a informações e dados sigilosos, o que com certeza aumenta o risco da empresa responsável pelo app vender essas fotos para empresas da área ou simplesmente caírem nas mãos erradas e serem utilizados para falsificar identidades, agora ou no futuro.

 O maior problema, além dessa tecnologia de reconhecimento facial e biometria estarem tomando tanta força, é que 64% dos brasileiros não se importam em ler as condições de um app antes de baixar, esquecendo-se totalmente de verificar as configurações de privacidade e segurança.

Então, para que ninguém corra riscos, a Kaspersky indicou algumas atenções que os usuários devem ter antes de baixar aplicativos.

Como se proteger

  1. Ler os termos de privacidade, com o objetivo de entender quais informações são solicitadas pelos apps
  2. Ter certeza que o aplicativo é de confiança e está nas lojas oficiais Androide e iOS;
  3. Entenda que o reconhecimento facial hoje em dia funciona como senha – não saia utilizando em todos os lugares, assim como a biometria;
  4. Ficar de olho nas informações que são pedidas, como login de contas das redes sociais. Ou seja, sempre verificar todas as permissões são solicitadas antes de aceita-las;