Adriane Silva
Publicitária, letrada, empresária, blogueira, atriz, modelo e dançarina! Viciada em noites de videogame com um bom vinho, gosto de aproveitar a tecnologia em todas as horas do dia, no trabalho e no lazer.

6 dicas de como fazer a segurança digital empresarial

Imagine a seguinte situação: você chega no seu trabalho e percebe que todos os dados dos computadores e dispositivos da sua empresa foram perdidos, roubados ou até mesmo clonados? Informações básicas como, dados de clientes, cartões de crédito, dados bancários, estoque, servidor e outros dados que podem colocar o seu negócio em perigo sem nem ao menos você saber.

Geralmente as pessoas se preocupam tanto em colocar grades, câmeras de segurança, cercas elétricas e outras ferramentas para proteger o espaço físico, mas se esquecem da segurança digital.

Mas será que eu devo me preocupar? A empresa que eu trabalho é de pequeno porte…

Se você utiliza dispositivos como computador, notebook, celular e tablet com informações sigilosas da empresa, como dados financeiros, contratos e outros documentos… Então sim! Eu devo lhe dizer que a sua empresa, seja ela pequena, grande ou média está suscetível a ataques cibernéticos assim como qualquer outra.

Através de um estudo global feito pela Kaspersky com 1800 donos de pequenas empresas ao redor do mundo, a maioria dos proprietários acreditam que é quase impossível sofrer qualquer violação de segurança digital.

Essa constatação vai totalmente contra as estatísticas de que hoje o Brasil está em 3º lugar no ranking de países que mais sofrem ataques virtuais em todo o mundo. E sem deixar de falar que 58% desses ataques são aplicados em micro e pequenas empresas, e 60% fecham suas portas 6 meses após perderem seus dados digitais.

Como isso pode acontecer? Eu não entro em sites proibidos e ninguém tem acesso às redes sociais…

Essas vulnerabilidades podem surgir de diversas maneiras, por exemplo: anexos, arquivo em PDF, e-mails com links maliciosos, pelo navegador da internet, em aplicativos JAVA, pelos notebooks, celulares e tablets de funcionários, pen-drives e outros dispositivos.  

Então anota aí que vou falar 6 dicas básicas para fazer a segurança digital da sua empresa:

  1. Softwares devem ser originais e estar sempre atualizados.
  2. Esqueça dos antivírus gratuitos, eles não suprem a proteção de um negócio.
  3. Faça backup diariamente e armazene em nuvem.
  4. Tenha uma solução anti-malware robusta e que esteja instalada corretamente em todos os dispositivos.
  5. Outra ação é ter um bom Firewall capaz de gerenciar todo o tráfego da rede da sua empresa.
  6. Faça o gerenciamento do software de segurança e procure especialistas para realizar um suporte de implantação.

Esse é um bom começo para enfrentar os perigos virtuais que crescem cada dia mais no Brasil e no mundo, que as vezes a sua empresa está passando e ainda não foi detectado.

A solução Buysoft de segurança digital fornece proteção completa e integrada para a sua empresa, juntamente com um dos maiores e melhores software do mundo que é a Kaspersky.

Quer saber mais sobre segurança digital e outros temas sobre tecnologia? Se inscreva no nosso canal no Youtube, siga a Buysoft nas redes sociais: FACEBOOK, INSTAGRAM, LINKEDIN E TWITTER, que semanalmente temos conteúdos atualizados.